.
COMEÇA HOJE MAIS UM INDIE LISBOA
E COM VASTO PROGRAMA,
Depois de uma reformulação alargada, reflectida de forma mais visível numa simplificação do desenho das secções do festival, o IndieLisboa repete e afina em 2016 o modelo de programação iniciado no ano passado com óptimos resultados. O programa que resultou do longo processo de selecção iniciado logo após a conclusão da anterior edição e intensificado nos últimos meses traduz o espírito que anima o festival desde o seu início: trazer a Lisboa a mais inventiva e interpelante produção mundial em curta e longa metragem, sem barreiras de género, mostrando a mesma atenção aos nomes mais consagrados que à revelação de novos autores capazes de renovar as práticas cinematográficas.
A 13a edição do IndieLisboa também se faz do habitual equilíbrio entre o regresso de numerosos cineastas que o festival tem acompanhado e a introdução de um vasto conjunto de estreantes – sobretudo na Competição Internacional – que, apostamos, retornarão a Lisboa nos próximos anos. Entre os primeiros estão alguns homenageados pelo IndieLisboa em anos anteriores – Whit Stillman, Mia Hansen-Løve, Claire Simon, Jan Soldat.
Não por acaso, Whit Stillman e Mia Hansen Love abrem e fecham, respectivamente, o IndieLisboa deste ano com a apresentação das suas mais recentes obras numa espécie de posfácio às retrospectivas que lhes dedicámos em 2015 e uma passagem de testemunho aos Heróis Independentes de 2016: Paul Verhoeven e Vincent Macaigne.
Entre os muitos destaques de programação de 2016, a retrospectiva integral da obra cinematográfica de Paul Verhoeven – a primeira alguma vez realizada em Portugal e só tornada possível graças à colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema – será porventura o evento mais mediático dada a notoriedade do autor holandês cuja carreira americana nos anos 1980 e 1990 projectou mundialmente. O culto à volta de filmes como Turks fruit, RoboCop e Showgirls continua vivo e não tem parado de crescer entre cada nova geração cinéfila. Uma obra que conhecerá um novo capítulo logo a seguir ao IndieLisboa com a apresentação do seu mais recente filme – Elle, o muito aguardado encontro com Isabelle Huppert – no festival de Cannes.
INDIE LISBOA 2016 - COMEÇA HOJE.
PROGRAMA DO DIA
←Programação - 20 de Abril de 2016→
15:30
RoboCop
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema - Sala Félix Ribeiro
RoboCop
Paul Verhoevenh
19:00
Don’t Blink – Robert Frank
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema - Sala Félix Ribeiro
Don’t Blink – Robert Frank
Laura Israelh
21:30
Desde allá
Culturgest - Grande Auditório
Desde allá
Lorenzo Vigasm h
21:30
Love & Friendship
Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira
Love & Friendship
Whit Stillmanh
21:30
Wat zien ik
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema - Sala Félix Ribeiro
Wat zien ik
Paul Verhoevenh
21:45
La Fémis – Programa 1 – IDHEC – História do Cinema
Culturgest - Pequeno Auditório
Crazealogie
Louis Malle
Quand le soleil dort
Ruy Guerra
Du bruit
Johan van der Keuken
Liberté Jean
Jean-Michel Carre
Les Ratés
Costa Gavras
Le 15 Mai
Claire Denis
Le goût de plaire
Olivier Ducastelm h
21:45
Journal d’Hérésie
Cinema São Jorge - Sala 3
Journal d’Hérésie
Benoît Bourreau
Sem comentários:
Enviar um comentário