quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CRÓNICA DA IV CIMEIRA DO BATISTA DA BURACA

.
E A NOSSA REUNIÃO MAGNA MENSAL VOLTOU
AO BATISTA DA BURACA, E PELA QUARTA
VEZ OS NOSSOS SENADORES FORAM BEM
RECEBIDOS E CONFORTADOS COM OS MAN-
JARES DO CHEF DO 41 DA ESTRADA DA
BURACA.



A CIMEIRA que ganhou o nickname em título, acolheu desta feita 11 senadores, sobreviventes da "ideia" RC, e dos que acreditam que
o RC não acabou ,como o título daquele texto colectico imortalizado nas páginas da velha TRANCA e já na era cybernética , na TRANCA ON LINE.


É claro que se sabe que muitos dos nossos só não estiveram presentes por motivos de saúde ou ainda de "tarefas de avós" que é agora o horário de muitos de nós.

Ainda ontem, durante a sessão , um dos nossos senadores teve de abandonar os "trabalhos" para ir buscar o neto à escola.

Estiveram à mesa


DINA,RICARDO MATOS,ALICE TELES,GRAÇA ESPANHA,ZÉ MANEL GUEDES VAZ,ZÉ HERDEIRO,JOÃO FERRADEIRA PINTO,VITOR SANTOS,HELDER MESQUITA,PEREIRA DE SOUSA e o MARCELO,







Os manjares foram de escolha à carta, e a opinião no final foi unanime. Muito boa.




Os temas em debate foram variados, e em dia em que aconteceu a queda do avião que transportava a equipa do Chapecoense, trouxe para a mesa ,claro,essa tragédia, e a critica` ao jornalismo que se faz hoje em dia, e à inadmissível conduta da jornalista da TVI que logo após o conhecimento do acidente ligou em directo para o agente do jogador Marcelo Boeck, a perguntar-lhe porque é que o atleta não tinha embarcado com a equipa , e perante a resposta de que não tinha sido convocado, voltou à carga ,querendo saber porquê com pormenores e insinuações , a ponto de o agente ter de lhe gritar;"oh minha senhora, perante uma tragédia destas que raio de questões são essas ,que vergonha"

O Soba Vermelhusco não apareceu...

Recordaram-se episódios do RC, como os dias da ocupação das instalações da TAP pelo pessoal, depois do 25 de Abril e que durou uns dias, e em que no refeitórios muitos de nós vimos pela primeira vez ser projectado em Portugal , o filme do Sergei Eisensteim "O couraçado de Pomtenkin".

O Soba Vermelhusco foi noshow

Ainda não se sabe onde será o nosso encontro de Dezembro, quando se souber, aqui na TRANCA e na SALA DE CONVIVIO DO RC, divulgarei.

GOTHAN AWARDS 2016, OS VENCEDORES

.
OS GOTHAN AWARDS,SÃO OS PRIMEIROS
PRÉMIOS DE CINEMA A SER CONHECIOS
OS VENCEDORES.

A TRANCA sempre em cima destes eventos sobre cinema mostra aqui a lista dos vencedores deste ano:

Primeiro grande prêmio da temporada, o Gotham Independent Film Awards é também um dos mais rápidos, pois anunciou os indicados no dia 20 deste mês e na noite de ontem já entregou os troféus aos premiados. Produzido por Matt Damon, o drama de Kenneth Lonergan Manchester à Beira-Mar somava o maior número de indicações, mas quem roubou a cena com quatro vitórias foi o elogiado Moonlight, de Barry Jenkins, que ficou inclusive com o prêmio principal. Nos dois últimos anos o vencedor dos indies triunfou também no Oscar (Birdman e Spotlight). Será que a dobradinha será mantida nesta temporada?

A favorita Natalie Portman foi derrotada pela estrela francesa Isabelle Huppert - que, surpresa, se disse "sem palavras e sem folêgo" no discurso - e Casey Affleck foi escolhido o melhor ator. Votado pelos membros do Independent Filmmaker Project, o Gotham 2016 apresentou tributos a Amy Adams (homenageada por Cate Blanchett), Ethan Hawke, Oliver Stone e Arnon Milchan. Confira a lista completa de ganhadores:

MELHOR FILME

Moonlight


MELHOR ACTOR

Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

MELHOR ATRIZ

Isabelle Huppert (Elle)


PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI

Elenco de Moonlight

MELHOR DOCUMENTÁRIO

O.J.: Made in America

DIRETOR REVELAÇÃO

Trey Edward Shults (Krisha)

ATOR/ATRIZ REVELAÇÃO

Anya Taylor-Joy (A Bruxa)

MELHOR ROTEIRO

Barry Jenkins (Moonlight)

PRÊMIO DA AUDIÊNCIA

Moonlight

SÉRIE DE LONGA DURAÇÃO

Crazy Ex-Girlfriend

SÉRIE DE CURTA DURAÇÃO

Her Story

EDUARDO MENDOZA, ESCRITOR CATALÃO, VENCEU O PRÉMIO CERVANTES 2016

.
O VENCEDOR DO PRÉMIO CERVANTES 2016
É EDUADO MENDOZA,

Catalão Eduardo Mendoza vence Prémio Cervantes


Escritor de 73 anos foi consagrado com o mais importante galardão literário para a língua castelhana. Júri destacou a sua escrita, “cheia de subtileza e ironia”

O escritor espanhol Eduardo Mendoza venceu o Prémio Cervantes 2016, a maior distinção mundial em língua espanhola.

O prémio foi anunciado esta quarta-feira pelo ministro espanhol da Educação e Cultura, Íñigo Méndez de Vigo, que sublinhou a originalidade da escrita de Mendoza, “cheia de subtileza e ironia” desde a sua primeira novela, “A verdade sobre o caso Savolta”, publicada em 1975.

O autor espanhol está traduzido em várias línguas, incluindo a portuguesa. "A cidade dos prodígios", "Três vidas de santos" são duas das obras de Mendoza publicadas em Portugal.

Nova literatura espanhola

Eduardo Mendoza Garriga nasceu em Barcelona, a 11 de janeiro de 1943. O seu primeiro livro, “A verdade sobre o caso Savolta”, foi publicado em 1975.

A cidade natal de Barcelona é normalmente o palco dos seus romances, com descrições da mesma em épocas anteriores à Guerra Civil Espanhola e na actualidade.

Além do romance, Eduardo Mendoza é também autor de ensaios e peças de teatro.

No ano passado, o escritor catalão venceu o Prémio Franz Kafka, atribuído pela sociedade checa e pela cidade de Praga.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

IV CIMEIRA DO BATISTA DA BURACA ou da buraca do batista

.
PESSOAL VAMOS TODOS PARA O
BATISTA DA BURACA DIA 29.

IV CIMEIRA DO BATISTA DA BURACA


Da nossa PM DINA a

CONVOCATÓRIA

"Amigas e amigos, cá estou para vos falar do nosso almoço mensal. Iremos ao restaurante " O Batista " - Estrada da Buraca, 41 - Tel: 217604496.


Não necessitamos escolher prato pois lá chegados pediremos o que nos agradar .Temos pago entre 12.50 e 15.00 euros.

Peço me enviem vossas confirmações para idaldina@gmail.com até ao próximo domingo à noite. Por favor não demorem porque tenho de fazer a marcação da mesa..

Bjs Dina


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GENTE NOSSA

.

O SOBA VERMELHUSCO

REDAÇÃO PREMIADA

.
ESTE TEXTO FOI PREMIADO

Redacção feita por uma aluna de Letras, que obteve a vitória num concurso interno promovido pelo professor da cadeira de Gramática Portuguesa.


"Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador.
Um substantivo masculino, com aspecto plural e alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. O artigo, era bem definido, feminino, singular. Ela era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingénua, silábica, um pouco átona, um pouco ao contrário dele, que era um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanático por leituras e filmes ortográficos.
O substantivo até gostou daquela situação; os dois, sozinhos, naquele lugar sem ninguém a ver nem ouvir. E sem perder a oportunidade, começou a insinuar-se, a perguntar, conversar. O artigo feminino deixou as reticências de lado e permitiu-lhe esse pequeno índice.
De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro.
Óptimo, pensou o substantivo; mais um bom motivo para provocar alguns sinónimos. Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeçou a movimentar-se. Só que em vez de descer, sobe e pára exactamente no andar do substantivo.
Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela no seu aposento.
Ligou o fonema e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, suave e relaxante. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela.
Ficaram a conversar, sentados num vocativo, quando ele recomeçou a insinuar-se. Ela foi deixando, ele foi usando o seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo.
Todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo directo.
Começaram a aproximar-se, ela tremendo de vocabulário e ele sentindo o seu ditongo crescente. Abraçaram-se, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples, passaria entre os dois.
Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula.
Ele não perdeu o ritmo e sugeriu-lhe que ela lhe soletrasse no seu apóstrofo. É claro que ela se deixou levar por essas palavras, pois estava totalmente oxítona às vontades dele e foram para o comum de dois géneros.
Ela, totalmente voz passiva. Ele, completamente voz activa. Entre beijos, carícias, parónimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais.
Ficaram uns minutos nessa próclise e ele, com todo o seu predicativo do objecto, tomava a iniciativa. Estavam assim, na posição de primeira e segunda pessoas do singular.
Ela era um perfeito agente da passiva; ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular.
Nisto a porta abriu-se repentinamente.
Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo e entrou logo a dar conjunções e adjectivos aos dois, os quais se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas.
Mas, ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tónica, ou melhor, subtónica, o verbo auxiliar logo diminuiu os seus advérbios e declarou a sua vontade de se tornar particípio na história. Os dois olharam-se; e viram que isso era preferível, a uma metáfora por todo o edifício.
Que loucura, meu Deus!
Aquilo não era nem comparativo. Era um superlativo absoluto. Foi-se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado aos seus objectos. Foi-se chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo e propondo claramente uma mesóclise-a-trois.
Só que, as condições eram estas:
Enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria no gerúndio do substantivo e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.
O substantivo, vendo que poderia transformar-se num artigo indefinido depois dessa situação e pensando no seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história. Agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, atirou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.
"

Fernanda Braga da Cruz


AGUARELA

.
AGUARELA DE JULIO JORGE


JULIO JORGE um pintor alentejano de Montemor-o-novo



Júlio João Calção Miguens Jorge, nasceu em Montemor-o-Novo a 9 de Fevereiro de 1959.

Autodidacta, faz da aguarela o seu meio de expressão favorito.

A temática da sua pintura de cariz naturalista é variada abrangendo desde a paisagem urbana e rural até ao retrato, passando também pela natureza morta.

Algumas exposições que participou:

IV, V, VI, VII, VIII e IX exposição internacional de Vendas Novas

VII Mostra de pintores alentejanos

II Bienal de Artes Plásticas do Alentejo ( Núcleos de Alcácer Do Sal e Alvito)

Museu de Elvas, " A arte no meio castrense"

Inrot 6 e 10 Évora, Beja, Castelo Branco, Cáceres, Mérida e Badajoz.

Naintré - França concurso anual de aguarelas.

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Pousado dos Loios Évora "Silêncios"

Sociedade Círculo Montemorense " Silêncios"

Museu de Évora "Intemporalidades"

em castro verde.

.
NA PROXIMA QUARTA FEIRA O FILME
A APRESENTAR NO FORUM MUNICIPAL
DE CASTRO VERDE ,E ENQUADRADO
NA FESTA DO CINEMA ITALIANO É
"A MAFIA SÓ MATA NO VERÃO".



Festa do Cinema Italiano

Realização: Pierfrancesco Diliberto

Pierfrancesco Diliberto é um conhecido e divertido personagem da televisão italiana que, neste seu primeiro filme, consegue proporcionar um conto sobre as tentativas de Arturo de conquistar o coração da sua amada. Esta história, que tem como cenário a sua cidade de origem (Palermo), desenrola-se entre os anos 70 e 90, misturando a ficção com os documentos televisivos daquela época. O resultado é um surpreendente retrato da máfia e uma emocionante homenagem a todos os homens que tentaram combatê-la: uma maneira nova e improvável de retratar a máfia.

Auditório do Fórum Municipal | 21h30

Entrada Livre

Organização: Câmara Municipal de Castro Verde

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MEETING DO FEIJÓ

.
NA TASQUINHA DOS RAMOS, NO FEIJÓ,
DEU-SE UM ENCONTRO HADOCK ENTRE
OS NOSSO SENADORES DA GRANDE
LISBOA,E INDIGENAS DA MARGEM
SUL.


Sem planeamento, muito À moda lusitana, o Ricardo e o Augustinho Mê Filhe, passaram a ponte 25 de Abril e vieram dar o previlégio da sua presença em terra de mouros, aos indígenas do Feijó, o Hélder Mesquita da tribo do Chegadinho, o Zé Herdeiro, da downtown do Feijó e do Vitor Candeias, ilustre Comendador do Laranjeiro.

A reunião aconteceu na Tasca dos Ramos, nobre família de cujo ramo deu o Raminhos.


A reunião a que se decidiu por votação unânime atribuir o nome de Meeting, decorreu entre pezinhos de coentrada, salada de polvo ,alheira de Avintes, peixinhos da horta e muitos ,muitos casaquinhos.


Prometemos , nós os da Margem Sul, vingança para breve , com marcha sobre Lisboa ou Oeiras.



LUA

.
A foto mais espetacular que
encontrei do fenómeno da
da ultima segunda feira .


Esta imagem foi captada por um fotógrafo sortudo que se deslocava de carro numa estada pero da Torre ,na Serra da Estrela.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A TRANCA E SALA DE CONVIVIO WORLD WIDE

.
A NOSSA TRANCA E SALA NDE CONVIVIO
ESPAlHOU-SE POR TUDO QUANTO É
GEOGRAFIA,


E agora , podemos encontrar o nosso blog de surpresa



em qualquer espaço onde a imagem é importante,

terça-feira, 15 de novembro de 2016

RECORDANDO

.
O BRITO DIAS, O NOSSO COMPANHEIRO DE
TANTOS ANOS, QUE JÁ NOS DEIXOU, NOS
ANOS DE BRASA DO RC, ORGANIZAVA NA
SUA CASA DE UNHOS FESTAS MUITO ANI-
MADOS...


que juntavam muitos dos nossos, nos criativos anos 70.


Nesta imagem , estão muitos dos "fundadores" do RC, alguns já nos deixaram , fica a sua memória e as estórias que fizeram a História do 7º.andar do Edificio 25, o tal que nunca dormia, assim como a Big Apple, num H24 que marcou o horário de muitos de nós .

Vejam lá se reconhecem quem e se reconhecem também .

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PREMIOS ANUAIS DE CINEMA

.
A TRANCA SEMPRE SEGUIU ANOS APÓS
ANO, TODOS OS PRÉMIOS INERNACIO-
NAIS DE CINEMA.

Esta época vamos também estar em cima dos "Festival Awards"

Deixo aqui as datas das nomeações e galas de atribuição do Prémios

November 2016

1 British Independent Film Awards nominations announced
3 Critics Choice Documentary Awards Show
5 European Film Awards nominations announced
12 AMPAS Governors Awards
14 Critics Choice TV Nominations announced
17 SAG nomination ballots open
22 PGA documentary nominees announced
22 Independent Spirit Award nominations announced
25 Golden Globe nomination ballots mailed out to to HFPA members
28 Annie Award nominations announced
28 Gotham Awards
30 DGA Feature Film online nomination voting opens

December 2016

1 Critics Choice Film Nominations announced
4 British Independent Film Awards
5 WGA TV, New Media, Radio, News, Promo Writing, Graphic Animation noms announced
9 Golden Globes deadline for ballots
11 SAG nominations voting closes at 5 PM PT
11 Critics Choice Awards
12 Golden Globes nominations announced
12 DGA online voting for TV noms opens
14 SAG nominations announced
15 PGA nominations poll open for motion pictures
19 SAG final voting opens
19 Golden Globes final ballots mailed

January 2017

2 Annie Award online voting opens
2 Palm Springs International Film Festival Awards Gala
4 WGA theatrical and documentary screenplay nominations announced
4 Deadline for receipt of final Golden Globe ballots from HFPA members
4 National Board of Review gala
5 PGA nominations for TV and digital announced
5 Academy Award nominations voting opens at 8am PST
5 Art Directors Guild nominations announced
7 BAFTA Tea Party
8 Golden Globe Awards
10 BAFTA nominations announced
10 PGA Awards nominations announced
11 DGA TV, Commercial and Documentary nominees announced
12 DGA feature film and first-time feature nominations announced
13 Academy Award nominations voting closes at 5pm PST
23 Annie Award voting closes
24 Academy Award nominations announced
27 SAG final voting closes
27 PGA final voting closes
27 ACE Eddie Awards Gala
28 PGA Awards
29 SAG Awards
30 WGA final online voting for Screenplay and Series

February 2017

3 DGA deadline to vote online for feature film award
4 DGA Awards
4 Annie Awards
6 Oscar Nominees Luncheon
12 BAFTA Awards
13 Academy Award final voting opens at 8am PST
19 WGA Awards
21 Academy Award final voting closes at 5pm PST
25 – Independent Spirit Awards
26 – 89th Annual Academy Awards

Stay on top of the latest breaking film and TV news! Sign up for our Email Newsletters here.

nesta fase há já a LISTA DE NOMEADOS para os BRITISH INDEPENDENT FILNS AWQRDS.

Best British Independent Film



AMERICAN HONEY Andrea Arnold, Lars Knudsen, Jay Van Hoy, Pouya Shahbazian, Alice Weinberg, Thomas Benski, Lucas Ochoa
COUPLE IN A HOLE Tom Geens, Zorana Piggott
I, DANIEL BLAKE Ken Loach, Paul Laverty, Rebecca O’Brien
NOTES ON BLINDNESS Peter Middleton, James Spinney, Mike Brett, Jo-Jo Ellison, Steve Jamison, Alex Usborne
UNDER THE SHADOW Babak Anvari, Emily Leo, Oliver Roskill, Lucan Toh

Best International Independent Film

HUNT FOR THE WILDERPEOPLE Taika Waititi, Carthew Neal, Matt Noonan, Leanne Saunders
MANCHESTER BY THE SEA Kenneth Lonergan, Kimberly Steward, Matt Damon, Chris Moore, Lauren Beck, Kevin J. Walsh
MOONLIGHT Barry Jenkins, Adele Romanski, Dede Gardner, Jeremy Kleiner
MUSTANG Deniz Gamze Ergüven, Alice Winocour, Charles Gillibert
TONI ERDMANN Maren Ade, Janine Jackowski, Jonas Dornbach, Michel Merkt

Best Director

ANDREA ARNOLD American Honey
BABAK ANVARI Under the Shadow
BEN WHEATLEY Free Fire
KEN LOACH I, Daniel Blake
PETER MIDDLETON, JAMES SPINNEY, Notes on Blindness

Best Screenplay

ANDREA ARNOLD American Honey
BABAK ANVARI Under the Shadow
BILLY O’BRIEN, CHRISTOPHER HYDE I Am Not a Serial Killer
PAUL LAVERTY I, Daniel Blake
RACHEL TUNNARD Adult Life Skills

Best Actress

HAYLEY SQUIRES I, Daniel Blake
JODIE WHITTAKER Adult Life Skills
KATE DICKIE Couple in a Hole
NARGES RASHIDI Under the Shadow
SASHA LANE American Honey

Best Actor

DAVE JOHNS I, Daniel Blake
MAX RECORDS I Am Not a Serial Killer
MICHAEL FASSBENDER Trespass Against Us
SHIA LABEOUF American Honey
STEVE BRANDON My Feral Heart

Best Supporting Actress

AVIN MANSHADI Under the Shadow
GEMMA ARTERTON The Girl With All the Gifts
NAOMIE HARRIS Our Kind of Traitor
SHANA SWASH My Feral Heart
TERRY PHETO A United Kingdom

Best Supporting Actor

ARINZÉ KENE The Pass
BRETT GOLDSTEIN Adult Life Skills
CHRISTOPHER LLOYD I Am Not a Serial Killer
JAMIE DORNAN Anthropoid
SEAN HARRIS Trespass Against Us

Best Documentary

THE CONFESSION: LIVING THE WAR ON TERROR Ashish Ghadiali, James Rogan
DANCER Steven Cantor, Gabrielle Tana
THE HARD STOP George Amponsah, Dionne Walker
NOTES ON BLINDNESS Peter Middleton, James Spinney, Mike Brett, Jo-Jo Ellison, Steve Jamison, Alex Usborne
VERSUS: THE LIFE AND FILMS OF KEN LOACH Louise Osmond, Rebecca O’Brien

Outstanding Achievement in Craft

JOAKIM SUNDSTRÖM Sound – Notes on Blindness
PAUL MONAGHAN, MAT WHITECROSS Editing – Supersonic
ROBBIE RYAN Cinematography – American Honey
SEB BARKER Visual Effects – The Girl With All the Gifts
SHAHEEN BAIG Casting – Free Fire

The Douglas Hickox Award (Debut Director)

ADAM SMITH Trespass Against Us
ALICE LOWE Prevenge
BABAK ANVARI Under the Shadow
PETER MIDDLETON, JAMES SPINNEY Notes on Blindness
RACHEL TUNNARD Adult Life Skills

Debut Screenwriter – new for 2016

ED TALFAN The Passing (Yr Ymadawiad)
HOPE DICKSON LEACH The Levelling
JOHN CAIRNS, MICHAEL McCARTNEY A Patch of Fog
RACHEL TUNNARD Adult Life Skills
SIMON FARNABY, JULIAN BARRATT Mindhorn

Breakthrough Producer – new for 2016

CAMILLE GATIN The Girl With All the Gifts
DIONNE WALKER The Hard Stop
MICHAEL BERLINER Adult Life Skills
MIKE BRETT, JO-JO ELLISON, STEVE JAMISON Notes on Blindness
PAUL FEGAN Where You’re Meant to Be

Most Promising Newcomer

DAVE JOHNS I, Daniel Blake
HAYLEY SQUIRES I, Daniel Blake
LETITIA WRIGHT Urban Hymn
SENNIA NANUA The Girl With All the Gifts
STEVE BRANDON My Feral Heart

The Discovery Award

BLACK MOUNTAIN POETS Jamie Adams, Jon Rennie
THE DARKEST UNIVERSE Tom Kingsley, Will Sharpe, Tiani Ghosh, Jo-Jo Ellison
THE GHOUL Gareth Tunley, Jack Healy Guttmann, Tom Meeten
GOZO Miranda Bowen, Leo Scott
THE GREASY STRANGLER Jim Hosking, Toby Harvard, Daniel Noah, Andrew Starke, Ant Timpson, Josh C Waller, Elijah Wood

Best British Short

JACKED Rene Pannevis, Ashish Ghadiali, Jennifer Eriksson
MOTHER Leo Leigh, Scott O’Donnell
OVER Jörn Threlfall, Jeremy Bannister
RATE ME Fyzal Boulifa, Taina Galis
THE WRONG END OF THE STICK Terri Matthews, Chris Cornwell, Sam Bank

sábado, 12 de novembro de 2016

SOLIDARIEDADE DE PEDRA

.
Juntos na trampa

HUMANS

.
DOCUEMNTO IMPRESSIONANTE



In the grand scheme of things, it really hasn’t taken humans very long to conquer the world. Modern humans didn’t evolve until 200,000 years ago, and didn’t start moving out of Africa until 100,000 years ago. Now, we dominate most regions across the globe, reshaping our environment, and encroaching on the environment of other animals. The American Museum of Natural History visualized just how quickly humanity has spread across the planet in this video spotted by Digg.

Each 1 million people living in a particular area is represented by a yellow dot, and labeled badges show the rise of specific empires, as well as notable population-changing events, like the bubonic plague or world wars. Over the course of just a few minutes, you can watch just how humans spread out of Africa, across Eurasia, and into the Western Hemisphere. Though booming populations and the spread of megacities aren't always positive developments, the timeline will at least give you an appreciation for humanity's long-lasting dedication to exploration.



Teaser image by NASA/NOAA/GSFC/Suomi NPP/VIIRS/Norman Kuring

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ORSON WELLS NUNCA PENSOU QUE AFINAL...

FAZ MUITO ANOS QUE ORSON WELLS
PROFERIU ESTAS PALAVRAS,...



Mal sabia ORSON WELLS que afinal...


""La popularidad no debería ser la medida a la hora de elegir políticos. Si fuera así el Pato Donald estaría en el senado o Presidente".Orson Wells.***


LEONARD COHEN DEIXOU-NOS

.
VAI-SE UM DOS MITICOS DE
UMA GERAÇÃO, LEONARD
COHEN.



Leonard Cohen, cantor canadiano e compositor de canções como "Suzanne" e "Hallelujah", morreu na noite desta quinta-feira (10), aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada, mas ele já dava indícios de que não estava bem de saúde.

Perdeu-se um dos mais venerados e prolíficos visionários da música. Uma cerimônia ocorrerá em Los Angeles em uma data a ser divulgada. A família pede privacidade durante seu período de luto".



Dono de um característico timbre seco e voz rouca --que foi ficando mais grave com o passar dos anos--, Cohen lançou em outubro último o disco "You Want It Darker". Nele, já fazia intensas reflexões metafísicas sobre a morte. A relação com Deus, amplamente abordada pelo cantor desde os anos de 1980, veio como uma carta de despedida, após a morte, em julho, de sua musa Marianne Ihlen, aos 81 anos.


Nessa época, em uma entrevista à revista "New Yorker", declarou: "Estou pronto para morrer. Espero que não seja muito desconfortável".

Nascido em Westmount, no Quebec (o lado francês do Canadá), em 21 de setembro de 1934, Leonard Norman Cohen só passou a se dedicar à música depois dos 30 anos, quando se mudou para os Estados Unidos. Antes disso, ele já era conhecido como autor de romances e livros de poesia, mas, frustrado com as poucas vendas, decidiu explorar a composição musical.

Em 2001, Cohen recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias de Literatura. Ele, que também foi candidato ao Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes, lançou livros de poesias como "Flores para Hitler" (1964), "Belos Vencidos" (1966) e "Comparemos Mitologias" (1956), além de obras em prosa, como o romance "O Jogo Favorito" (1963).

Na música, lançou 14 discos de estúdio entre 1967 e 2016. Ele despontou durante as décadas de 1960 e 1970 junto a uma geração de poetas-compositores, como Bob Dylan, Paul Simon e Judy Collins. Em seu círculo de amizades estavam frequentemente nomes como Andy Warhol, Jimi Hendrix e Janis Joplin.

O amor e o desamor, conflitos e religião foram temas que Cohen desenvolveu ao longo da carreira com palavras cavernosas, tingidas de nicotina e fumaça. Foi no disco "Various Positions", de 1984, que saiu sua criação mais popular, "Hallelujah", uma canção épica que, segundo estimativas, já foi interpretada por cerca de 200 cantores --entre eles Jeff Buckley, Willie Nelson e Bob Dylan-- e foi objeto de pelo menos um documentário e um livro.

Cohen foi se retirando da cena artística a partir dos anos 1990 para se dedicar à espiritualidade. Em 1996 ficou recluso em um monastério budista na região de Los Angeles. Voltou à música em 2001, com o disco "Ten New Songs", por uma razão pouco espiritual, quando descobriu que sua agente havia roubado grande parte de sua poupança.

Foi a partir dessa volta que Cohen passou por uma redescoberta, com o relançamento de seus álbuns e levando seu nome de volta às paradas americanas pela primeira vez desde 1973, e sendo devotado por artistas como Michael Stipe (R.E.M.), Bono (U2), Nick Cave, Morrissey, Jeff Buckley e Renato Russo (que gravou uma versão de "Hey, That's No Way To Say Goodbye"). Em 2008 passou a integrar o Hall da Fama do Rock and Roll e, em 2010, recebeu um Grammy honorário pela trajetória.

Acredita-se que ele nunca tenha se casado, mas teve dois filhos, Adam e Lorca (uma homenagem ao poeta Federico García Lorca), com a artista Suzanne Elrod. Na década de 1960, namorou com a norueguesa Marianne Ihlen, que foi retratada na música "So Long Marianne", e teve um longo relacionamento com a estrela de cinema Rebecca De Mornay.

Publicamente, Cohen se mostrava um homem bem moderado, sereno, transcendente e sem muita vontade de chamar a atenção. Despojado e elegante, dizia que nasceu de terno. A notícia de sua morte chega com profundo impacto para os fãs da música em um ano que começou levando David Bowie.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"aves do sul de portugal" PREMIADO

.
AVES DO SUL DE PORTUGAL” CONQUISTOU O 1.º LUGAR NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E TURISMO



O filme, de Daniel Pinheiro, produzido pela Câmara de Mértola, retracta o potencial do sul do país para a observação de aves e foi desenvolvido no âmbito de projecto “Naturalmente Alentejo”.

A medalha de ouro foi conseguida na competição internacional da categoria “Actividades ao Ar Livre” e a produção alentejana conquistou ainda o 1.º lugar na competição nacional na categoria “Turismo de Natureza".

O Festival ART&TUR é promovido pela APTUR - Associação Portuguesa de Turismologia. A edição de 2016, que se realizou de 19 a 22 de Outubro, teve na competição internacional 301 filmes de 52 países, enquanto a Competição Nacional teve um total de 109 filmes a concurso.