terça-feira, 13 de setembro de 2016

FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA O VENCEDORES

.
ESTE ANO O ACTOR PORTUGUÊS NUNO LOPES
FOI GALARDOADO COM O PRÉNIO DE MELHOR
ACTOR PELO SEU DESEMPENHO NO FILME DE
MARCO MARTINS "SÃO JORGE"




Nuno Lopes na 73.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, venceu e teve a coragem de, no discurso de
recepção do prémio, ter denunciado as politicas de austeridade da UE aplicadas em Portugal pelo governo de Pssos Coelho,com resultados catastróficos que muito sacrificaram os mais carenciados.



O ator português recebeu o prémio do Festival de Veneza pela sua participação em "São Jorge" de Marco Martins

O ator português Nuno Lopes venceu neste sábado o Prémio Orizzonti para Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza pela sua interpretação no filme São Jorge do português Marco Martins. O filme, com estreia marcada em Portugal para 3 de novembro, é o único filme português presente no festival e retrata a austeridade em dois bairros de Lisboa, o da Bela Vista e da Jamaica.

Os prémios Orizzonti (Horizonte) são uma competição paralela da 73.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que distingue os filmes na vanguarda das novas estéticas do cinema. O júri é presidido por Robert Guédiguian.


O filme filipino "The Woman Who Left", uma longa narrativa em preto e branco sobre a luta de uma mulher injustamente acusada de um crime, levou o Leão de Ouro de melhor filme na 73ª edição do Festival de Veneza neste sábado (10).




O filme de quase quatro horas foi roteirizado e dirigido por Lav Diaz, que já havia conquistado em feveiro passado o prêmio Alfred-Bauer na Berlinale, com "Hele Sa Hiwagang Hapis".

"Nocturnal animals", do norte-americano Tom Ford, ficou com grande prêmio do júri no festival. O suspense do diretor de "Direito de amar" (2009) tem Jake Gyllenhaal e Amy Adams no elenco.

Emma Stone ganhou o prêmio de melhor atriz por "La la land - Cantando estações" e o argentino Oscar Martinez foi o melhor ator, por "El ciudadano ilustre".

Veja abaixo a lista de principais vencedores:

Leão de Ouro de melhor filme: "The Woman Who Left", do filipino Lav Diaz

Leão de Prata Grande Prêmio do Júri: "Nocturnal Animals", do americano Tom Ford

Leão de Prata para melhor direção: ao mexicano Amat Escalante, por "La Región salvaje", e ao russo Andrei Konchalovski, por "Paradise"

Copa Volpi para melhor atriz: Emma Stone, em "La La Land - Cantando estações", do americano Damien Chazelle

Copa Volpi para melhor ator: Óscar Martínez, em "El Ciudadano Ilustre", dos argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat

Prêmio Marcello Mastroianni de melhor revelação: Paula Beer, por "Frantz", do francês François Ozon

Prêmio de melhor roteiro: Noah Oppenheim, por "Jackie", do chileno Pablo Larraín

Prêmio especial do júri: "The Bad Batch", da americana Ana Lily Amirpour

Prêmio de melhor filme da seção "Orizzonti": "Liberami", de Federica De Giacomo

Prêmio de melhor diretor da seção "Orizzonti": Fien Troch, por "Home"

Prémio do melhoir actor da secão "Orinzonti" Nuno Lopes por "São Jorge"


Nuno Lopes dedicou o prémio aos habitantes dos dois bairros "mais pobres de Lisboa. Eles são os verdadeiros heróis do filme, os verdadeiros santos", disse o ator na cerimónia de entrega dos prémios.

No filme, produzido pela Filmes do Tejo, Nuno Lopes é Jorge, um boxeur desempregado que aceita trabalho noturno numa empresa de cobranças difíceis. Na preparação do papel, Nuno Lopes realizou trabalho de pesquisa em bairros sociais, no meio do boxe e no circuito de cobranças difíceis. O ator ganhou 20 quilos e submeteu-se a um programa de treino físico durante seis meses, chegando na fase de maior intensidade a treinar seis horas diárias de boxe e crossfit.

São Jorge assinala o regresso do realizador Marco Martins ao trabalho em cinema com o ator Nuno Lopes, numa parceria iniciada em Alice, primeira longa-metragem do realizador, que trouxe a ambos reconhecimento internacional.

"Quero agradecer ao júri por me ter dado esta grande honra. É um prémio muito importante para mim e para o nosso filme", começou por agradecer o ator, visivelmente comovido.

Sem comentários:

Enviar um comentário