terça-feira, 26 de setembro de 2017

O VERDADEIRO FILHO DA PUTA

.
EM QUE CIRCUNSTANCIAS
O FILHO DA PUTA PODE
AJUDAR.


"Uma das histórias judiciais que ficaram célebres, na primeira metade do século XX, teve a ver com a defesa de um arguido acusado de chamar "filho da puta" ao ofendido, expressão que, na altura, era considerada altamente ofensiva.

Nas suas alegações, o escritor e advogado Ramada Curto começou por chamar a atenção do juiz para o facto de muitas vezes se utilizar esta expressão em termos elogiosos: «Grande filho da puta, és o melhor de todos!», ou carinhosos: «Dá cá um abraço, meu grande filho da puta!», tendo concluído da seguinte forma:
«E até aposto que, neste momento, V.Exa. está a pensar o seguinte: "Olhem lá do que este filho da puta não se havia de ter lembrado só para safar o seu cliente!"...»

Chegada a hora da sentença, o juiz vira-se para o réu e diz :
«O senhor está absolvido, mas bem pode agradecer ao filho da puta do seu advogado!»"

,

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

POEMA ERÓTICO DE DRUMMOND DE ANDRADE

.
DRUMMOND DE ANDRADE DEPOIS DO SABOROSO
POEMA "A BUNDA", SURPRRENDE COM ESTE



Poema erótico de Drummond de Andrade


Satânico é meu pensamento a teu respeito e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem.
A noite era quente e calma e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste.
Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor!
Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.
Até nos mais íntimos lugares...

Eu adormeci.

Hoje, quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.
Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama te esperar.
quando chegares, quero te agarrar com avidez e força.
Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos.
Só descansarei quando vir sair o sangue quente do teu corpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti, mosquito Filho da Puta!



sábado, 23 de setembro de 2017

TECNIQUE DE COUP D.ETAT ,DE CURZIO MALAPARTE , AO VIVO ,NA CATALUNHA

.
NA CATALUNHA ,A RICA CLASSE DOMINANTE
NÃO QUER CONTINUAR A TER DE PARTILHAR
A SUA RIQUEZA COM O RESTO DE ESPANHA
E ENGENDRA UM PLANO BASEADO NAS TÉCNI-
CAS DE CURZIO MALAPARTE PARA DE DESEM-
BARAÇAR DOS CUSTOS DA SOLIDARIEDADE.


Este texto que aqui transcrevo levanta o veu_,

Carlos Matos

--------------------------------------------------------------------------------
~"A Catalunha: a técnica do golpe de estado e as arengas antes da batalha

As peripécias a propósito das chamas do incêndio de fervor nacionalista que percorre a Catalunha (mais Barcelona e menos Catalunha), é um espectáculo de fogo de artifício.

Acender a fogueira nacionalista e atirar-lhe petróleo como estão a fazer os líderes da rebelião de Barcelona constituem técnicas clássicas de golpe de estado, técnicas de conquista do poder por parte de um grupo organizado para o tomar. Curzio Malaparte demostrou que o assalto ao poder, que é do que se trata em Barcelona, não tem que ser necessariamente violento, muitas vezes basta um grupo de tipos determinados e sem escrúpulos apoderar-se de certas instituições para as confrontar com o aparelho do Estado, uns demagogos excitarem as massas com os temas que sempre as mobilizam: a liberdade em primeiro lugar. Palavra estandarte de todos os chefes populistas, condimentada com uns excitantes também eficazes de história: Patriotismo e Traição qb! Demagogia e populismo com todas as letras, a que podem juntar-se doses maiores ou menores de provocação e agitação.

O nacionalismo catalão e a atual urticária independentista é muito fácil de explicar: Após o fim da ditadura franquista e do desmantelamento do seu aparelho repressivo, um grupo de senhoritos locais, depois de bem seguro e certo da ausência de perigos materiais e físicos (são de pouca coragem e muito desplante), aproveitou a cómoda situação para se chegar ao poder içando a bandeira do nacionalismo catalão, o que incluiu até a tomada do poder no Barcelona clube de futebol, as manobras que levaram os jogos olímpicos a Barcelona, a imposição de um esquecido dialeto local como língua nacional, entre outras.

Para esse grupo, nacionalismo catalão e independência da Catalunha significa apenas o assalto ao poder e através dele a conquista da maior parcela possível da riqueza da região. Esse grupo entende que, sem perigo nem incómodos, pode acumular riqueza de forma parasitária e na completa impunidade que as imunidades políticas conferem.

É evidente que nenhum grupo de predadores económicos apresenta em público e às claras as suas intenções. Há que conquistar e arrastar as massas. Os argumentos do grupo que quer tomar o poder em Barcelona é um manual clássico de demagogia.

O manual clássico da demagogia é grego, como quase tudo o que é essencial na nossa civilização. Constitui a colecção “Arengas antes da batalha”, que o filósofo grego Onansander, autor de “Estratégia”, reuniu e que inclui discursos Tucídides, de Péricles, de Demóstenes, de Brásidas. O historiador inglês Anthony Burgess estudou-os e concluiu que essas arengas seguem um esquema padrão que inclui uma recordação dos antepassados (recurso à História como justificador da ação presente, com um apelo a que os contemporâneos não desonrem a sua memória); uma comparação de forças em presença e uma chamada vibrante ao patriotismo; a promessa da grande recompensa que espera os vencedores; a garantia de que os presságios são favoráveis; que a morte é gloriosa para os vencedores; que a derrota é uma desgraça; a afirmação de que já venceram estes inimigos antes; que a guerra é justa porque o inimigo é iníquo; que os nossos chefes e os nossos deuses são superiores aos do inimigo.

Esta é a arenga típica de qualquer demagogo, onde se incluem os grandes dirigentes que ao longo da história da humanidade mandaram os seus jovens morrer nas guerras para sua glória e riqueza. Dos dirigentes nacionalistas de Barcelona aos treinadores de futebol de qualquer campeonato todos fazem os mesmos apelos. Este discurso é ainda o que está na base dos grandes sermões de excitação da fé contra a razão, de que o pregador cristão Paulo de Tarso (São Paulo) é um dos melhores exemplos de demagogia e fanatismo. Na carta aos Coríntios fala da ida à guerra com a certeza da vitória, em ir à guerra ao serviço do senhor, na graça de não só acreditar na vitória, mas de sofrer por ela.

A prova de que a demagogia é eficaz pode ser encontrada na quantidade de crentes nas virtudes da independência da Catalunha, na dos que peregrinam a Fátima, dos que andam pelas ruas com camisolas numeradas nas costas, acompanhadas do nome de um tipo que não conhecem, mas que recebe direitos de imagem por alguém andar com o seu nome estampado no lombo!

As arengas antes da batalha, as cartas de São Paulo, os discursos dos senhoritos da generalitat pertencem ao mundo da demagogia e da manipulação das massas para as colocar ao serviço de um pequeno grupo, de um gangue, ou de um governo. Já deram origem a grandes desgraças…não são nem inocentes, nem desprovidas de riscos.

Num texto escrito noutro local comparei as atitudes dos dirigentes nacionalistas de Barcelona a birras de crianças, que batem o pé e gritam quero, sem cuidarem de prever os efeitos das suas acções, a não ser nas suas contas bancárias.

Alguns apoiantes nacionais do grupo que se prepara para, sem queimar os dedos, tirar as boas castanhas do lume catalão ficaram ofendidos por os ter comparado a infantes sem tino. Entupiram-me o texto com lições de história da Catalunha e descrições de direitos inalienáveis dos povos à autodeterminação; assuntos que nunca pensei confundir com uma golpada. Sim, na Catalunha trata-se apenas de uma golpada de um grupo que quer tomar o poder e locupletar-se com um tesouro. Trata-se da história de um assalto. De mais um.~"

.

TAP "LOW COST"

.
A TAP TEM UM NOVO SERVIÇO
DE LOW COST...


Transportadora aérea nacional avança com redução de 34% nas tarifas mais baixas para atrair novos clientes LIGAÇÕES Voo para Bruxelas, sem bagagem, passa de 52 para 35 euros
....
A TAP irá competir diretamente com as companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair e a Easyjet, e vai baixar os preços das viagens. A redução média será de 34% nas já existentes tarifas discount - as mais baixas da companhia. Assim, um bilhete para Bruxelas passa de 52 para 35 euros, e um voo para Madrid custa 38 em vez dos atuais 42 euros.
A tarifa reduzida vai estar presente em todas as 52 rotas que a TAP opera na Europa, Norte de África e ilhas, estando reserva dos para o efeito os lugares na cauda do avião. A transportadora aérea vai reformular as ca binas para que estes lugares tenham cadeiras diferentes - por exemplo, o nível de reclinação será menor - mas, até essas adaptações acontecerem, os passageiros podem voar num lugar igual aos da classe económica. A única certeza é de que serão lugares na parte traseira do avião.
As tarifas estão desde hoje disponíveis nas compras, mas só para voos a partir de 1 de outubro, revelou ao CM Paula Canada, diretora de marketing da TAP. A partir daí, esta tarifa estará presente em todos os voos de curto e médio curso da TAP.
E a gestão dos lugares vai permitir que não haja só um número limitado de lugares com a tarifa low cost em cada voo. No limite, dependendo da procura, os lugares de tarifas superiores, como a Basic, se não estiverem preenchidos, podem ser comprados ao preço discount.
A tarifa low cost não inclui bagagem de porão, e a de cabina tem obrigatoriamente de ter dimensões reduzidas e até 8 quilos. A refeição a bordo, milhas ou acesso a quiosque digital estão garantidos. Dentro da classe económica, a TAP tem ainda a tarifa Basic, que inclui bagagem de porão gratuita, a Classic, que permite a pré-reserva de lugares, e a Plus, que permite ainda alterações de reservas sem custos adicionais para o cliente.
SAIBA MAIS
40 milhões de euros é quanto a TAP vai gastar na renovação total dos Interiores de cabina na frota da família A320 - que totaliza 41 aeronaves -, aumentando assim o número de lugares disponíveis em cada voo.
Reduções
A tarifa 'discount' para Londres vai ser de 39 euros, uma descida de 30,42 euros face aos 69,42 euros que custava até agora. É uma redução de 44% nesta rota. De Lisboa para Paris cai de 44,42 para 32 euros (28%) e para Frankfurt passa de 127,42 para 60 euros (53%).


TAP lança bilhetes "low cost"
A partir desta quinta-feira, será possível comprar bilhetes da TAP a preços low cost. Saiba como, em dez perguntas.
A TAP vai começar hoje a vender bilhetes de avião a preços low cost para voos realizados a partir de outubro, para destinos da Europa e norte de África. A nova estratégia comercial visa combater a concorrência de transportadoras como a Ryanair ou a easyJet. Na prática, se o passageiro abdicar de certos serviços, como bagagem de porão, poderá comprar bilhetes a preços mais baixos, mas viajar nos aviões da transporta aérea portuguesa.
Veja como vai funcionar.
1 - Quanto passam a custar os bilhetes?
Nas simulações da TAP, a viagem mais barata de Lisboa para Londres custava 69 euros; agora, custará a partir de 39 euros. Para Paris, o preço desce de 44 euros para 32 euros. Já para Madrid passa de 42 euros para 38 euros. Ainda, para Bruxelas, o preço cai de 52 euros para 35 euros. As simulações são para voos a partir de Lisboa, só para uma viagem (o regresso custará o mesmo) e incluem todas as taxas. Estes novos preços serão incluídos na classe Discount que, em média, representará uma descida de preço na ordem dos 34%, assegura a TAP.
2 - As outras tarifas vão ficar mais caras?
A TAP garante que as restantes tarifas ficarão mais baratas. Com esta mudança, passará a ter seis tarifas: quatro em Económica (a Discount será a mais barata) e duas em executiva (a mais cara será a Top Executive).
3 - Qual a diferença de serviço entre a tarifa low cost e as outras?
Dentro do avião, os serviços de todas as classes económicas serão iguais. Por exemplo, as quatro darão direito à mesma refeição e ao mesmo tipo de assento. Mas o passageiro low cost só terá direito a levar uma bagagem de cabine até 8 kg, não poderá marcar lugar no momento em que compra o bilhete (só é definido no check in) e só acumulará 10% das milhas.
4 - Quais são as características das outras tarifas?
Como já vimos, a Discount (a low cost) adequa-se a quem viaja só com bagagem de mão. A tarifa seguinte, a Basic, inclui uma mala de porão grátis. Depois, a Classic tem todos os serviços da Basic, mas permite reservar o lugar quando se compra o bilhete. Além destes serviços, na Plus será possível mudar a reserva, sem ter de pagar por isso. Haverá ainda duas tarifas executivas. A Executive impõe algumas limitações a alterações de reserva ou a reembolsos. Por último, a Top Executive é a que tem mais flexibilidade.
5 - Haverá preços low cost na ponte aérea Porto-Lisboa?
Nos voos entre o Porto e Lisboa haverá três tarifas, todas em classe económica: a Discount (low cost), a Basic e a Plus.
6 - Depois de comprar um bilhete Discount, é possível enviar uma bagagem para o porão?
Sim, mas por um preço. Até 24 horas da viagem, uma bagagem com até 23 kg custará 20 euros. Se comprar no dia da viagem, o preço sobe para 35 euros.
7 - É garantido que consigo comprar um bilhete ao preço anunciado?
Todas as companhias vão mudando os preços à medida que os bilhetes são vendidos, pelo que não é possível garantir que conseguirá comprar viagens pelo preço anunciado. Mas nas viagens low cost da TAP - tal como em qualquer outra - comprar com antecedência maximiza as hipóteses de conseguir um bilhete pelo valor anunciado. Não haverá um número limite de bilhetes vendidos a preço low cost: enquanto houver assentos no avião e viajantes interessados na tarifa mais barata, a TAP venderá bilhetes.
8 - As viagens são feitas nos aviões da TAP?
Sim, os aviões serão os mesmos. Dentro de cada um poderão viajar passageiros com bilhetes de todas as tarifas.
9 - Quando entra em vigor?
Os novos preços estão disponíveis a partir de hoje, mas só se aplicam a viagens realizadas de outubro em diante.
10 - Os novos preços aplicam-se a todas as rotas?
Aplicam-se apenas aos voos da TAP para a Europa e o norte de África, o chamado médio curso.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SHORT LIST DO MAN BOOKER PRIZE 2017

.
O PRÉMIO LITERÁRIO "MAN BOOKER PRIZE! 2017
CRIADO PARA PREMIAR AUTORES BRITÂNICOS
ABRIU DESDE 2014 A AUTORES QUE ESCREVAM
EM LINGUA INGLESA ,MESMO QUE NÃO TENHAM
A NACIONALIDADE.


Em Setembro de cada ano é da tradição sair uma short list dos autores que são admitidos à fase final, da avaliçãp.
-


Eis a lista 2017


Em 2014, e pela primeira vez, puderam concorrer ao Booker Prize autores de qualquer parte do mundo, desde que com livros escritos originalmente em inglês e publicados no Reino Unido. Antigamente só participavam escritores do Reino Unido, dos países da Comunidade Britânica, da Irlanda e do Zimbábue.

Este são os nomeados para o Man Booker Prize 2017:

4 3 2 1 de Paul Auster (EUA) (Faber & Faber)
Days Without End de Sebastian Barry (Ireland) (Faber & Faber)
History of Wolves de Emily Fridlund (EUA) (Weidenfeld & Nicolson)
Exit West de Mohsin Hamid (Paquistão-Reino Unido) (Hamish Hamilton)
Solar Bones de Mike McCormack (Irlanda) (Canongate)
Reservoir 13 de Jon McGregor (Reino Unido) (4th Estate)
Elmet de Fiona Mozley (Reino Unido (JM Originals)
The Ministry Of Utmost Happiness de Arundhati Roy (Índia) (Hamish Hamilton)
Lincoln in the Bardo by George Saunders (EUA) (Bloomsbury Publishing)
Home Fire de Kamila Shamsie (Reino Unido-Paquistão) (Bloomsbury Circus)
Autumn de Ali Smith (Reino Unido) (Hamish Hamilton)
Swing Time de Zadie Smith (Reino Unido) (Hamish Hamilton)
The Underground Railroad de Colson Whitehead (US) (Fleet)

terça-feira, 12 de setembro de 2017

GANHÕES DE CASTRO VERDE NO CONCERTO DE ABERTURA DO FESTIVAL 7 SOIS 7 LUAS EM CASTRO VERDE

ESTE ANO ABORDAMOS O
FESTIVAL MEDITERRÂNICO 7 SÓIS, 7 LUAS,
EM 3 PLANOS ,
PRIMEIRAMENTE ATRAVÊS DE DIRECTOS
UTILIZANDO A AGILIDADE DO INSTAGRAM.
QUE APESAR DE PRODUZIR IMAGENS MENOS
NÍTIDAS E CURTAS, POSSIBILITA A RAPI-
DEZ DA PUBLICAÇÃO.
DEPOIS COM A PUBLICAÇÃO NA NOSSA
PLATAFORMA TV O KANAL CASA DAS
PRIMAS , 345990 DA MEO, E POR ULTI-
MO COM A PUBLICAÇÃO AQUI NO NOSSO
BLOG


Esta é a primeira publicação aqui no blogue. e refere-se À actuação dos Ganhões de Castro Verde no Concerto de abertura do Festival.

O Concerto realizou-se no excelente espaço denominado Anfiteatro Municipal,que mais uma vez encheu e deu calôr humano à actuação do grupo masculino da Vila.

Os Ganhões entraram "a ganhar" transportando o histórico do seu êxito já internacional



e deliciaram com a sua qualidade




e com o Anfiteato rendido



a trautaear as modas que vinham do palco




Depois, viria a 2ª.parte do Concerro com o grupo italiano BANDA IKONA, que abordaremos amanhã neste espaço.



E OS VENCEDORES DO FESTIVAL DE VENEZA FORAM...

.
TERMINOU O FESTIVAL DE VENEZA 2017
NO ULTIMO SÁBADO E OS VENCEDORES
FORAM:



Terminou ontem a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo “The Shape of Water”, do mexicano Guillermo del Toro arrecadado o Leão de Ouro. O júri, presidido pela atriz americana Annette Bening, atribuiu também o Grande Prémio do Júri a “Foxtrot” de Samuel Maoz e o Leão de Prata de Melhor Realizador a Xavier Legrand por “Jusqu’à La Garde”.

Competição Oficial

Leão de Ouro
The Shape of Water, de Guillermo del Toro


Grande Prémio do Júri
Foxtrot, de Samuel Maoz

Prémio Especial do Júri
Sweet Country, de Warwick Thornton

Leão de Prata – Realizador
Xavier Legrand, por Jusqu’à La Garde

Coppa Volpi – Ator
Kamel El Basha, em The Insult

Coppa Volpi – Atriz
Charlotte Rampling, em Hannah

Melhor Argumento
Martin McDonagh, por Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Prémio Marcello Mastroianni – Jovem Intérprete
Charlie Plummer, por Lean On Pete

Secção Orizzonti

Melhor Filme
Nico, 1988, de Susanna Nicchiarelli

Melhor Realizador
Vahid Jalilvand, por No Date, No Signature

Prémio Especial do Júri
Caniba, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Parável

Melhor Ator
Navid Mohammadzadeh, em No Date, No Signature

Melhor Atriz
Lyna Khoudri, em Les Bienheureux

Melhor Argumento
Los Versos Del Olvido, de Alireza Khatami

Curta-Metragem
Gros Chagrin, de Céline Devaux

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ANA CAPETA, UMA JOVEM ALENTEJANA

.
ANA CAPETA É UMA JOVEM ALENTEJANA
DE ALJUSTREL, QUE JOGA FUTEBOL
NO SPORTING, E QUE TEM UMA APE.
TÊNCIA ELEVADA POR MARCAR GOLOS-


A Ana é um desassossego na área, e nunca hesita na mínima oportunidade de rematar à baliza.
Sigo a carreira dela desde os seus 13 anos, e nunca vi nenhum jogador ou jogadora com o seu índice de eficácia.


Jogou em Castro Verde, onde cedo se destacou marcando muitos golos por época , e depois de uma lesão que a fez para cerca de 1 ano.

Passou pelo Ouriense, CAC Pontinha e desde a época passada ingressou no Sporting, a voltar à modalidade, e ganhou todos os campeonatos que disputou.

Possivelmente por ser muito jovem, tinha no ano passado 18 anos, e com a chegada ao clube de estrelas como Ana Borges ,Diana Silva e Solange Carvalhas, foi sendo menos utilizada pelo técnico, entrando em 23 jogos nas segundas partes e mesmo assim obtendo 21 golos, o que significa uma elevada taxa de concretização.

Na final da taça de Portugal, no Estádio do Jamor, e quando a sua equipa estava empatada (1-1) entrou aos 71 minutos e no prolongamento ....marcou, levando à vitória.



No ultino domingo, no jogo da Supertaça em Coimbra, a Ana começou no banco, vinda de 3 semanas de lesão.
O Sporting estava a perder (0-1) e aos 81 minutos o técnico decidiu-se pela sua entrada aos 81m, e.....a Ana marcou e levou a equipa ao prolongamento, onde mancou mais 2 belíssimos golos, e com o seu hatrick o Sporting venceu a Supertaça.


Nascida em Aljustrel, a Ana é uma alentejana de grande potencial, que espero venha a ser reconhecido, e a leve à seleção principal,
Força ANA CAPETA.