domingo, 28 de agosto de 2016

castro verde

-
A VILA DE CASTRO VERDE

VAMOS CONHECER AS NOSSAS TERRAS
CASTRO VERDE


Castro Verde é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 4 200 habitantes.
É sede de um município com 569,44 km² de área e 7 276 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Aljustrel e Beja, a este por Mértola, a sul por Almodôvar e a oeste por Ourique.
Castro Verde está situado no Baixo Alentejo, na região do Alentejo, num território conhecido como o Campo Branco. Uma grande parte do território do município encontra-se dentro de uma zona da Rede Natura 2000 da União Europeia, representadas por uma Zona de Protecção Especial para as espécies de aves estepárias ameaçadas como a abetarda e o peneireiro-das-torres. As fronteiras do município são marcadas nas bermas das estradas que conduzem até aos limites do território com o emblema logotipo do concelho - o marco do município - "Uma janela sobre a planície".


Castro Verde recebeu a Carta de Foral em 1510 por ordem do rei D. Manuel I. O ano de 2010 marcou o 500.º aniversário do foral.
.
O concelho de Castro Verde está dividido em 4 freguesias:
Castro Verde e Casével
Entradas
Santa Bárbara de Padrões
São Marcos da Ataboeira
.
GEOGRAFIA
A região de Castro Verde é constituída por extensas zonas de colinas, referidas como uma peneplanície que varia em altitude de 100–300 m (300-900 pés) acima do nível do mar. Os vales dos rios e os afloramentos quartzíticos, levantados pela erosão que o vales do rios provocam, o que tornam estes a níveis principais na região.
A zona de Castro Verde insere-se na Faixa Piritosa Ibérica que começa em Aljustrel, prolongando-se pelo Baixo Alentejo e que se estende até ao Sul de Espanha.
Esta faixa piritosa foi formada há milhões de anos atrás, numa época em que Portugal estava separado pelo mar do resto da Península Ibérica e colidiram com esta causando uma série de eventos ligados ao vulcanismo activo e hidrotérmico, levando à formação deste complexo vulcânico-sedimentário conhecido como a Faixa Piritosa Ibérica.
A actividade mineira nesta região remonta há milhares de anos, com restos de estruturas de mineração que remontam à época romana, quando a região teve um papel significativo na expansão da metalurgia romana. Esta zona sul da Lusitânia, foi uma província romana e, durante vários séculos foi uma fonte abundante de minerais de minério em que se incluem ouro, prata, cobre, estanho, chumbo e ferro.
A Mina de Neves-Corvo é uma exploração subterrânea de sulfuretos polimetálicos maciços situada no concelho de Castro Verde.
Atualmente extrai minérios de cobre e de zinco, produzindo cerca de 60 000 toneladas de cobre e 30 000 de zinco por ano.
História
A anomalia gravimétrica de parte do jazigo foi identificada em 1971, durante uma campanha de prospecção geofísica iniciada em 1966 pelo antigo Serviço de Fomento Mineiro no sector português da Faixa Piritosa Ibérica. Em 1977, com a continuação dos trabalhos de prospecção por parte de um consórcio empresarial privado, é descoberta a primeira das massas minerais que constituem o jazigo.
A construção das primeiras infraestruturas mineiras (rampas de acesso, poço) teve início em 1981, e a exploração das massas oito anos mais tarde, em 1989, pela Sociedade Mineira de Neves-Corvo (SOMINCOR).
Em 2004 a mina foi vendida à EuroZinc, uma empresa canadiana, e ao grupo sueco Lundin Mining, principal acionista.
.
A barragem de Cerro do Lobo localiza-se no concelho de Castro Verde. Situa-se no barranco das Lages. A barragem foi projectada em 1993 e entrou em funcionamento em 1993. A barragem de Cerro do Lobo e uma barragem de rejeitados da Mina de Neves-Corvo.
Clima
O Oceano Atlântico tem pouca influência nesta região, onde a chuva cai principalmente no Outono e no Inverno, característica de um clima mediterrânico Csa, segundo o sistema de classificação climática de Köppen-Geiger, sub-húmido, com Verões quentes e secos e Invernos húmidos e suaves. A precipitação total anual média é de 589 mm.

O Cante alentejano tem em Castro um grande centro , e é em momentos em que os alentejanos se juntam adhock e cantam assim



Sem comentários:

Enviar um comentário