quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PALAVRAS ANDARILHAS, em BEJA

.
EM BEJA ,DIAS DE CONTOS DE
PALAVRAS ANDARILHAS.


Beja transforma-se na "cidade dos contos" com festival e "palavras andarilhas"


Beja vai transformar-se na "cidade dos contos", entre quarta-feira e domingo, com o primeiro Festival de Contos do Mundo e o tradicional encontro Palavras Andarilhas, que vão reunir mais de 50 convidados de vários países.


O Festival de Contos do Mundo "nasce" da "aposta" da Câmara de Beja "em dar outra regularidade" ao projeto de promoção da leitura, da narração oral e da literatura associado ao Palavras Andarilhas - Encontro de Aprendizes do Contar, disse hoje à agência Lusa Cristina Taquelim, a produtora dos eventos, organizados pelo município.

Segundo a responsável, o Festival de Contos do Mundo, que vai realizar-se todos os anos, vem substituir o Festival da Narração, através do qual o Palavras Andarilhas, que manterá a periodicidade bianual e a componente de formação para profissionais da leitura, da narração oral e da literatura, se abria ao público em geral com uma programação composta por várias iniciativas, sobretudo sessões de contos.

O Palavras Andarilhas, que arrancou em 1999, "evoluiu de um encontro de promoção da leitura, da narração oral e da literatura orientado para mediadores de leitura para um evento mais generalista com ofertas para vários públicos que procuram em Beja uma experiência centrada na palavra", explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Beja, Vítor Picado.

O encontro tem dado "um contributo fundamental para a afirmação de Beja na esfera do turismo cultural, cruzando a leitura, a narração oral, a literatura e o património", frisou o autarca, referindo tratar-se de um trabalho que o município quer "continuar" agora também com o Festival de Contos do Mundo.

Segundo o autarca, as expectativas para os dois eventos são "excelentes" ao nível da "qualidade" dos convidados, do número de inscritos na componente de formação do Palavras Andarilhas e da afluência de público para "ouvir contos dos quatro cantos do mundo".

O festival vai incluir várias iniciativas, sobretudo mais de 50 sessões de contos, que vão decorrer no Jardim Público, em instituições particulares de solidariedade social e no estabelecimento prisional da cidade e, através da iniciativa "Contos D`ir Ó Fresco", em dez localidades das freguesias rurais do concelho de Beja, indicou Cristina Taquelim.

O Mercadinho Andarilho, para mostra e venda de obras de artistas plásticos, tendas de seis livreiros para comércio e apresentações de livros no Jardim Público, exposições e instalações no jardim e na Biblioteca Municipal de Beja e espetáculos de poesia no Teatro Municipal Pax Julia são outras das ofertas do evento.

O festival termina no domingo com dois espetáculos, a partir das 21:30, no Jardim Público, um do humorista e contador de histórias Jorge Serafim e outro da acordeonista e cantora Celina da Piedade.

O 14.º Palavras Andarilhas - Encontro de Aprendizes do Contar vai decorrer de quinta-feira a domingo, e incluir tertúlias, no Jardim Público e na Biblioteca Municipal, e oficinas de formação, na Escola Secundária Diogo de Gouveia, destinados a participantes inscritos e que irão contar com a participação de vários especialistas.

A "Noite dos Contadores Andarilhos" vai realizar-se na quinta-feira, a partir das 21:30, com o percurso de leitura em voz alta "Coro de Sonhadores", entre o castelo e o Jardim Público, onde, às 22:30, decorrerá a sessão "Estes contos que nos unem", por contadores "dos quatro cantos do mundo", que marcará o arranque da Estafeta de Contos do Palavras Andarilhas, indicou Cristina Taquelim.

Após a primeira sessão em Beja, a estafeta sairá para a rua em outubro e os contos irão "andar de boca em boca" e percorrer instituições de Portugal que "trabalham com a palavra", como bibliotecas e escolas, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário