quinta-feira, 6 de abril de 2017

estórias do rc

.

ESTÓRIAS DO RC -
..
O RC ERA ASSIM
.
Entre 1969 e 1973, entraram para o RC, controle de reservas, mais de cem colegas.
Não havia então sistema informatizado de reservas, todo o trabalho era manual, daí a necessidade de tão elevado número de pessoas.
Na enorme sala onde então funcionava o Controle, os caloiros recém-chegados, começavam invariàvelmente
por uma "posição" que era denominada COORDENAÇÂO, onde eram classificados todos os telexes, fotocopiados e enviados para as Linhas, através dum conveyor-belt.. Na Coordenação, onde se permanecia mais ou menos , durante as primeiras 3 semanas, a tarefa mais desqualificada era a de , em pé, tirar fotocópias , durante as 7 horas que durava o turno, ainda por cima, com uma obsoleta fotocopiadora, que a cada meia-hora, aquecia e queimava, enchendo de fumo a sala..
Depois de uma bateria de provas de admissão à Companhia, que incluía testes psicotécnicos, de francês, inglês e cultura geral, além de exames médicos e não sei quantas entrevistas, deparáva-mo-nos, com aquele pesadelo de trabalho, que fez, em alguns casos, alguns desistir , logo ao fim de dois dias.
Ora a grande maioria tinha acabado de sair do serviço militar directamente para o sétimo andar do edificio 25.
Num desses loucos turnos, a equipa que nesse dia estava de serviço na COORDENAÇÂO, macaqueou uma ORDEM DE SERVIÇO, como se o RC fosse um quartel.
É essa memória que hoje se publica.:
.
QUARTEL DO AEROPORTO DA PORTELA DE SACAVÉM
ORDEM DE SERVIÇO 152/3 - 09 JUN 1972
.
Eu ,LUIS LEAL MARQUES, Coronel de Cavalaria, Comandante deste Regimento,
determino e mando publicar:
.
1 - LOUVORES
Louvo com 1,50 K de medalhas (com e sem palma) o Furriel músico HORÁCIO, porque aguentando estòicamente na calha do conveyor-belt, não desarmou perante a avalancha de inimigos (telexes) MANTENDO-SE FIRME NO SEU POSTO DURANTE AS 7 HORAS
.
2 - PUNIÇÕES
.
Puno (sem apelo) com três dias de "dead file", o 2.ºCabo Especialista Guarda-Fios, EDUARDO ZENITE (vulgo STAND BY) por ter chamado rebaldaria ao serviço onde exerce as suas funções.
Puno (Idem, Idem, agravo) com 5 dias de fotocópias (sem tóner, mas com óleo) o 1ºcabo LATRINAS RAPOSO, por se ter ausentado do serviço para consertar a sua viatura "Porshe 600D, fóra do aquartelamento.
.
3 PROMOÇÕES
.
Promovo a Alferes Miliciano Médico, o 2,Sargento Maqueiro-Enfermeiro do Quadro, ANTÓNIO FIÚZA, pelos bons serviços prestados (cerca de 12 óbitos no activo) e pelo seu elevado espírito de pertinácia (alguma), continência (pouca) ausência (bastante), paciência (...) e abstinência (relativamemte ao alcool...do posto de socorrros). Disciplinado e disciplinador, o 2.Sargento FIUZA, impôs-se à consideração de superiores e insubordinados, merecendo ser apontado como exemplo a seguir.
.
4 - COMICHÕES
.
Nada.
.
5 - CONFUSÕES
.
Nada ( O Raminhos está de férias)
.
6 - TRANSFERÊNCIAS
.
Transfiro, a pedido de TODO o Regimento, o SARGENTO AJUDANTE (dos chedes de turno) JOÃO CABRAL, com ajudas de custo, para a 2.ª. Rep., dos SERVIÇOS INTERCONTINENTAIS, a partir desta data, ou seja IMEDIATAMENTE !!!.
.
7 - PAGAMENTOS
.
Autorizo o pagamento de indemnização, pela trasferência acima, no valôr pedido pela 2.ª.Rep, onde o Sargento-Ajudante CABRAL, vai prestar serviço, seja qual fôr o montante solicitado.
.
8 - INCORPORAÇÕES
.
Ficam desde hoje, a prestar serviço nas Cozinhas Regimentais, os soldados recrutas básicos GUERRA e PEDERNEIRA.
.
9 - COMISÕES
.

Continua em comissão intercontinental. o soldado-arvorado GANHÃO ABRAZADO, nos Serviços de Manutenção de Material, sendo-lhe, no entanto, retiradas as ajudas de custo, até ordens superiores em contrário.
.
10 - LICENÇAS
.
Entrou de licença a partir de hoje, durante 2 dias, com a dita registada, ao abrigo do artº. 147 do RDC, o 2.ºCabo Carpinteiro J.T.FALÉ.
.
11 - DESERÇÕES
.
Foi punido com 20 anos de fotocópias e "dead file", o soldado LAPIN (coelho) SALAMINAS, por deserção, conforme decisão do Supremo Tribunal Regimental.
-
12 - OUTRAS PUNIÇÕES
.
Por não ter respeitado a Ordem de Serviço, puno com 15 dias de madrugadas seguidas, o 1.Cabo Escriturário RICARDO.
.
SERVIÇOS
.
Oficial de dia - TENENTE RAMOS
Oficial de Prevênção e Piquete - ASP.MILº.RUI LOURENÇO
Sargento de dia - FURRIEL MÚSICO HORÁCIO
Corneteiro de dia - 1.ºCABO CORNETEIRO VITOR CANDEIAS
Estafeta-Moto, Guarda-fios e Electricista de dia - 2.CABO EDUARDO STAND-BY
Cabo de dia às latrinas - 1.ºCABO RAPOSO
.
QUARTEL NO AEROPORTO, 09 de JUNHO de 1972
.
O COMANDANTE
LUIS LEAL MARQUES
CORONEL DE CAVALARIA

Sem comentários:

Enviar um comentário