sábado, 6 de janeiro de 2018

CAI O IMPERIO OTOMANO, A SUBLIME PORTA, NASCE A TURQUIA

.
A SUBLIME PORTA



A 29 de Outubro de 1922, caiu o Império Otomano, e nasceu a Republica da Turquia

O Império Otomano (دولت عالیه عثمانیه, transl. Devlet-i Âliye-yi Osmâniyye em turco otomano) foi um Estado que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Foi estabelecido por uma tribo de turcos oguzes no oeste da Anatólia e era governado pela dinastia Osmanlı.

Em círculos diplomáticos, muitas vezes, fazia-se-lhe referência como "Sublime Porta" ou simplesmente como "A Porta", devido à cerimónia de acolhimento com que o sultão agraciava os embaixadores, à entrada do palácio.

Fundado por Osman I (em árabe Uthmān, de onde deriva o nome "otomano"), nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs. No seu auge, no século XVII, o território otomano compreendia uma área de 11.955.000 km² e estendia-se desde o estreito de Gibraltar, a oeste, até o mar Cáspio e o golfo Pérsico, a leste, e desde a fronteira com as atuais Áustria e Eslovênia, no norte, até os atuais Sudão e Iêmen, no sul.

Sua capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Ao final do conflito, o governo otomano desmoronou e o seu território foi partilhado. O cerne político-geográfico do império transformou-se na República da Turquia, após a guerra de independência turca.

A partir de 1517, o sultão otomano era também o Califa do Islão, e o império otomano era entre 1517 e 1922 (ou 1924) o sinónimo de Califado, o Estado Islâmico. O auge do Império Otomano foi durante o governo de Solimão, o Magnífico, no qual seus exércitos chegaram às portas de Viena, e Constantinopla foi transformada em capital cultural e política. Durante este breve período, o Califado atingiu sua máxima extensão, estendendo-se do Atlântico até Oceano Índico; do norte do Sudão até o sul da Rússia. Foi também durante o seu governo que ocorreu a Batalha de Rodes, Batalha de Tabriz, Batalha de Málaca, Batalha de Manila e o Cerco de Viena.


Sublime Porta


Sublime Porta, Porta Otomana ou simplesmente Porta, era a designação corrente dada entre 1718 e 1922 ao governo do Império Otomano. O termo é uma tradução da expressão turca Bab-ı Ali (literalmente grande portão ou portão principal) dada ao monumental portão de entrada no palácio que alojava a corte imperial (Yıldız Köşk).

Origem
A Sublime Porta era a entrada para o claustro aberto onde o sultão recebia os embaixadores e onde se realizavam reuniões protocolares e recepções envolvendo o sultão ou o seu grão-vizir (cargo equivalente ao de primeiro-ministro). Era uma prática oriental comum realizar reuniões ou recepções junto das portas das cidades ou dos palácios reais. O facto dos embaixadores apresentarem credenciais e serem recebidos no claustro junto ao grande portão do edifício que alojava a corte otomana, ou seja o governo otomano, levou à generalização da expressão Sublime Porta como designação daquele governo.

Como à época a língua francesa era a língua da diplomacia, a designação entrou nas diversas línguas europeias através daquele idioma, daí a retenção, mesmo em línguas não latinas da palavra porta, ou um termo dela derivado, para designar a Sublime Porta.

O edifício onde se situa a Sublime Porta foi após o fim do Império Otomano transformado na sede do ministério dos negócios estrangeiros da Turquia e com a mudança da capital para Ankara, passou a alojar o governo provincial de Istambul, função que ainda mantém.

Uma interpretação alternativa, de que a expressão Sublime Porta se referiria ao papel de porta de entrada na Ásia que durante séculos a cidade de Istambul ocupou, carece de fundamento. Tuchman, Bárbara, in "Os Canhões de Agosto" fornece outra versão para o termo: seria decorrente dos fabulosos entalhes e a própria altura desta que lhe designava como "Sublime".

A Alta Porta era a corte privada do sultão.

Sem comentários:

Enviar um comentário