segunda-feira, 12 de março de 2018

O 11 DE MARÇO VISTO PELO ZÉ CARLOS DE CARVALHO

.
TODOS SE LEMBRARÃO DO 11 DE MARÇO
DE 1975, O CHAMADO GOLPE DO SPINOLA.



Na véspera , a 10 de Março, num plenário realizado no nosso refeitório, completamente cheio,e com a mesa a ser presidida pelo Santos Júnior, foi aprovada uma Moção com vários itens, sendo mum dos quais, a realização no dia seguinte , dia 11 de Março, um novo plenário em frente ao edifício 25.

Esse Plenario estava a decorrer ,quando subitamente surgiram 2 caças da Força aérea , em voo razante, a passar por cima do local.
Houve um movimento de espanto, e quem, tivesse avançado ,que era para nos meter medo.
Claro que não era.
Afinal, tratava-se ,soube-se mais tarde, dos caças que se dirigiam para atacar o RALIS, na circunstância considerada a unidade militar afecta À esquerda do MFA.

Nesse momento, no local, estavam muitos jornalistas e cadeias de televisão estrangeiras a cobrir acontecimentos relacionados com tudo o que respeitasse ao 25 de Abril .
Uma dessas cadeias de televisão era a RAI de Italia que queria a opinião dos trabalhadores em greve , e, houve logo quem se lembrou que o Helder Barreiros falava fluentemente a língua italiana.
Chamaram-no, e o Hélder, bem ao seu estilo lá ia encantado pela oportunidade, explicando a luta dos trabalhadores,e quando os caças apareceream , e o jornalista apontando para o ceu lhe perguntou:

- "Ma, cosa sta succedendendo?"
O Helder na mnaior descontração respondeu:
-"Ah, è una rivoluzione."

O ZÉ CARLOS CARVALHO, "registou para memória futura, a imagem , não com câmera .nas com o seu famoso lápis.

Sem comentários:

Enviar um comentário