terça-feira, 5 de março de 2019

CRÓNICA DA CIMEIRA DE FEVEREIRO 2019

.
NA NOSSA SALA MAIS FREQUENTE,
A DOS "MENINOS" EM BENFICA,
REALIZOU-SE MAIS UMA DAS
NOSSAS CIMEIRAS.


Aconteceu outra vez em Benfica, mais um episódio do nosso longo caminho de encontros a que chamamos Cimeiras, e onde continuamos a manter aquele espirito tão especial , o modo de estar na vida da Legião Estrangeira do RC (como nos chamava o Eng.Mendes Barbosa).

Apesar das baixas que já são muitas (45), continuam a estar presentes na ultima semana de cada mês, muitos dos nossos senadores.

Nesta Cimeira estiveram nas bancadas 16 senadores


.
DINA, CHICO SANTOS COSTA,MANELA BRITO E SILVA,CANELAS,MELO,MANELA MASCARENHAS,GASTÃO,ZÉ HERDEIRO, HELENA HERDEIRO,ABILIO AZEVEDO,MANUELA AZEVEDO,MARIA JOÃO FIGUEIREDO,NORBERTO,JOÃO FERRADEIRA PINTO,AUGUSTO e VITOR SANTOS.

Durante e depois dos preliminares da carne assada e das batatinhas, do tinto da casa , dos pudins e dos cafés com e sem cheirinho,recordaram-se muitas das memórias da nossa vida em comum na enorme assoalhada do 7º.andar do edifício 25.

O nosso open space tinha uma vista previligiada , de qualquer lugar da sala, , da Coordenação e dos fuminhos da fotocopiadora ao Pré flight, dos Domesticos ao Tour Desk, de qualquer lugar do Conveyor Belt , as enormes janelas viradas a sul, ofereciam-nos uma soberba vista sobre o Tejo, o Mar da Palha, e até a Baía do Seixal.

Um dia, tivemos a má nova de que os nossos então vizinhos do andar de cima (a Admisnistração) numa atitude verdadeiramente imperialista,queria tomar o nosso espaço,e tinha interposto uma acção de despejo ao RC, e que teríamos de nos mudar para uma sombria divisão, no edifício 27, com vista para uma espécie de saguão .
A Dina, foi a primeira a reagir e logo,logo a liderar um comité revolucionário contra os imperialistas do oitava andar...
Escreveram-se textos, reuniões , tudo em vão perante o poder discricionário vigente, e lá tivemos de empacotar a mobília e recuar para o 5º.andar do 27, onde nem uma sala de convívio conseguimos.





Entre outras estórias e recordações veio à baila aquela primeira semana de Março de 1970 )que está a fazer agora 49 anos, em que entrámos para o RC, 14 novos recrutas, num 7º.andar do 25 , edifício ainda inacabado.
O Fiúza, o Zé Herdeiro,o Sereno, o Falé,o Carlos Correia, o Loreto, o Paz, o Serrão,o Paulino, o Vitor Guerra, o Cascada, o Cabrita,e o Ribeiro Fernandes.

Fomos recebidos pela Ana Castelo, que nos mostrou os cantos da casa, nos ensinou a picar o ponto,apresentados aos colegas e às máquinas de fotocópias onde amargaríamos a nossa fmarenta recruta.
Recordo que o Vitorino Duarte, nesse dia das apresentações, me disse :
-Tua , com essas bochechas passas a chamar-ye DOUTOR GRILO, a consciência do Pinóqio.
E a alcunha ficou para sempre.

No dia seguinte entrámos num curso de Familiarização ministrado pelo Hélder Silva.



E foi mais uma Cimeira,até para o fim de Março.






Sem comentários:

Enviar um comentário