terça-feira, 31 de outubro de 2017

CLUBES BRASILEIROS CRIADOS POR EMIGRANTES ITALIANOS

.
A COMUNIDADE ITALIANA NO BRASIL,
ESPECIALMENTE EM SÃO PAULO É
MUITO NUMEROSA,E NO SECULO 19
CRIARAM MUITO S CLUBES COM A
DENOMINAÇÃO PALESTRA ITÁLIA,
PARA MANTEREM VINCULO EMOCIONAL
COM A PATRIA DE ONDE TIVERAM
DE PARTIR.


Como se recordam, a partir do momento em que o movimento abolocionista no Brasil conseguiu por Lei do Ventre Livre, abolir a escravatura , os fazendeiros iniciaram um processo de subsistuir o trabalho escravo pela importação de trabalhadores rurais vindos de Itália,Portugal, Japão etc.

Com o decorrer do tempo, os emigrantes da região de São Paulo e de Minas Gerais, criaram entre outros 2 clubes que se tornariam os mais importantes do País, o PALESTRA ITÁLIA (hoje PALMEIRAS e o CRUZEIRO)

PALESTRA ITALIA (hoje PALMEIRAS)

Fundando em 1914, o Palmeiras chamava-se Palestra Italia. O Cruzeiro, por sua vez, fundado em 1921, tinha a denominação de Società Sportiva Palestra Italia.


Segunda Guerra Mundial

Quase no final da II Guerra Mundial,quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (Alemanha nazi, Italia Fasciste e Japão)o governo de Getúlio Vargas proibiu e, consequentemente, determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão.

O Palestra Itália de São Paulo escolheu o nome "PALMEIRAS" para aproveitar o P no uniforme e lembrar a extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual alguns jogadores do Palestra haviam jogado. Em 2009, o Palmeiras utilizou um uniforme azul, em homenagem a seleção italiana de futebol.

O Palestra Itália de Minas Gerais no dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, decidiu tornar o clube em uma entidade totalmente brasileira, e aprovou o novo nome: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. Uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, o nome foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho. No ano de 2009, o clube mineiro utilizou uma camisa com o escudo do Palestra no lado direito do peito e o do Cruzeiro do lado esquerdo, em homenagem a história do clube.

Homenagens ao Palestra Itália

Em homenagem ao Palestra (S.E Palmeiras, Cruzeiro E.C) vários outros clubes adotaram a mesma denominação em municípios do interior paulista, estando alguns deles ainda em atividade, tais como; "Palestra Esporte Clube de São José do RIO PRETO", Palestra de SÃO BERNANRDO e outros. Houve também muitos outros que foram "extintos", tais como; Palestra Itália de São Carlos, "Palestra Itália de Rio Claro", "Palestra Futebol Clube de Ribeirão Preto" e outros.

No Paraná houve um Palestra Itália Futebol Clube, fundado em 1921, que fundiu-se com o Britânia Sport Club e com o Clube Atlético Ferroviário em 1971 para dar origem ao Colorado Esporte Clube. O Colorado, por sua vez, fundiu-se ao Esporte Clube Pinheiros, formando o Paraná Clube em 1989.

Interessante notar ainda que houve um clube denominado Palestra Itália, que não praticava futebol, na cidade de Nova Iorque, onde a imigração italiana também deixou influências socioculturais muito fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário