sexta-feira, 10 de junho de 2016

O CANTE ALENTEJANO EM PRAGA , PELOS GANHÕES DE CASTRO VERDE.

OS GANHÕES DE CASTRO VERDE
TÊM TIDO UM ENORME ÊXITO NA
SUA DIGRESSÃO DE 3 DIAS EM
PRAGA, MOSTRANDO A SUA ARTE
E REPRESENTADO O ALENTEJO
E O CANTE ALENTEJANO.


EM PRAGA.
Associação de Cante Alentejano "os Ganhões" de Castro Verde
..
OS GANHOES CANTARAM COM SUCESSO E EMOÇÃO O ALENTEJO EM PRAGA

É tão grande o Alentejo. E dia 8 de Junho 2016, o teatro "Divadlo Archa" encheu-se de gente para ouvir as palavras imensas que Os Ganhões de Castro Verde cantam, trazendo às comemorações do Dia de Portugal na República Checa este traço maior da cultura do Alentejo, hoje inscrito na lista de bens imateriais da humanidade.

Mais de 300 pessoas, a convite da embaixada de Portugal em Praga, encheram a sala e ouviram com atenção os Ganhões afirmar e divulgar o Cante, interpretando um conjunto de modas do seu reportório intercaladas pela leitura em inglês de palavras dos escritores Afonso Cruz e José Luís Peixoto sobre o Cante, retirados dos discos que o grupo já editou. Um momento que possibilitou o primeiro contacto de gente de muitos países com o Cante Alentejano, que em silêncio se emocionou com as vozes dos homens desse Alentejo tão distante.

Após a moda “É Tão Grande o Alentejo “, o público aplaudiu vários minutos de pé, dando entrada para o último momento em palco, a interpretação do Hino Nacional, uma adaptação dos Ganhões para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma organização da Embaixada de Portugal na República Checa, que contou com a colaboração do Instituto Camões.

Ao espetáculo seguiu-se uma prova gastronómica de produtos do Alentejo, promovida pelo Turismo do Alentejo, onde os Ganhões de modo mais informal contribuíram para animação, e que acabaria num salutar convívio marcado por um diálogo entre o Cante alentejano e canções populares checas, potenciado pela capacidade que o Cante tem para construir espaços de amizade e solidariedade.

Mais uma experiência enriquecedora para Os Ganhões de Castro Verde e importante para o Cante Alentejano que, registou uma grande recetividade, e contribuiu de forma digna para o programa das comemorações do dia de Portugal em

Sem comentários:

Enviar um comentário